Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Perdendo as palavras

— Qual é o seu problema?

— Desculpa, mas o senhor poderia me explicar o que é “problema”? É que eu vim aqui porque, de repente, a cada dia, eu perco uma palavra do meu vocabulário.

— Bom, podemos dizer que esse é o seu problema. Desde quando isso vem acontecendo?

— Há, mais ou menos, uns dois meses.

— Tá certo... E como você se deu conta disso?

— Não sei se mencionei, mas sou escritora.

— Não, não mencionou.

— E eu reparei que, cada vez mais, eu estava precisando do dicionário de sinônimos pra desenvolver os meus... Hã...

— "Livros"?

— Serve. Mas eu queria usar o gênero literário em si. É que me escapou... Tsc! Como que se chama mesmo?

— "Romance"?

— Não faço ideia. Mas vamos de "livros". E pra desenvolvê-los sem tantas repetições de palavras, eu tava recorrendo a essas ferramentas que têm na internet pra encontrar sinônimos, porque eu já não tava mais conseguindo pensar... Hum... Como que se diz quando você não está com outra pessoa?

— "Sozinho"?

— É, deve ser... Então nesse caso, eu não tava conseguindo pensar sozinha.

— E tem alguma outra coisa que tenha te feito perceber essa sua perda de vocabulário?

— Sim. Enquanto eu relia o que eu escrevi, encontrei uma série de palavras que eu desconheço.
— Você tem anotado essas palavras?

— Aham. Só que não tem adiantado procurar o significado delas, porque eu simplesmente não estou conseguindo abstrair.

— Será que você poderia me dizer que palavras são essas?

— Sim, só um instante, que eu vou pegar... Pegar o meu caderno que... Aqui, tá aqui. Veja só: felicidade, sonho, plenitude, satisfação, coragem, sentido, meta, planos, futuro... Essas foram algumas das que eu anotei, mas têm muitas outras.

— Posso lhe fazer uma pergunta?

— Claro, doutor, eu to aqui pra isso.

— A senhora viveu, recentemente, alguma decepção amorosa?

— Hum... Aí é que tá. "Amorosa" vem de "amor", imagino. Estou certa?

— Perfeitamente.

— Pois é. Eu perdi essa palavra hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário